Com dois empates nesse sábado (23), os dois representantes paraibanos no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino se despediram da competição oficial na temporada de 2022. Melhor para o Botafogo-PB, que se manteve na Série A2. O VF4, por sua vez, não conseguiu se classificar e ficou sem série.
O Botafogo entrou em campo com uma missão complicada, pois tinha que vencer o Ceará, como visitante, para não ser rebaixado. As cearenses, donas da melhor campanha no Grupo C, com quatro vitórias e um empate, não perdiam mais a liderança e a proposta era golear.
O Ceará resolveu poupar suas principais jogadoras. No primeiro tempo o jogo foi fraco, com os dois times sem muito apetite na linha ofensiva. É tanto que o primeiro gol aconteceu aos 38 minutos através da lateral Emily, fazendo 1 a 0 para as cearenses.
Mas o Botafogo ainda teve fôlego para chegar ao gol de empate aos 45 minutos da primeira etapa. Em uma cobrança de falta, a zagueira Deborah chutou de fora da área. A goleira deu rebote e Talia aproveitou para empatar para as botafoguenses.
Na etapa final, o Botafogo se propôs a jogar mais retrancado, montando duas linhas de defesa, para dificultar as penetrações adversárias, e isso acabou dando certo. Quando a bola passava pelas zagueiras, a goleira Maria Alice garantia o resultado. O empate de 1 a 1 persistiu até o fim.
Permanência na Série A2
Além do empate com o Ceará, o time do Botafogo somou quatro pontos ganhos, na classificação geral, e ainda foi beneficiado com os resultados dos seus principais concorrentes, que não venceram. Com isso, as belas estão fora da próxima fase, mas continuam na Série A2 do Campeonato Brasileiro de 2023.