Pela primeira vez na história da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma mulher caminha para ser eleita vice-presidente da entidade. No domingo, a chapa única encabeçada por Samir Xaud vai ser conduzida ao poder da entidade para um mandato de 4 anos.
A chapa é composta ainda por Michelle Ramalho, como vice-presidente, que é a atual mandatária da Federação Paraibana de Futebol. Mas quem é Michelle Ramalho?
Paraibana de Campina Grande, Michelle Ramalho Cardoso está na presidência da Federação Paraibana de Futebol (FPF) desde 2018, quando venceu um pleito acirrado contra o ex-diretor executivo da entidade, Eduardo Araújo.
Naquelas eleições, Michelle contou com o apoio de Rosilene Gomes, histórica dirigente da FPF, que comandou a institução de 1989 a 2014.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/i/o/odlEaESNS0xw4U9AmHeg/whatsapp-image-2025-01-11-at-19.46.11.jpeg)
Michelle Ramalho, presidente da FPF-PB — Foto: Wellington Faustino/FPF-PB
Com apoio de Rosilene e de figuras importantes do meio futebolístico nacional, como o então presidente da CBF, Marco Polo del Nero, Michelle Ramalho venceu as eleições em uma segunda votação, após a primeira terminar empatada. No segundo pleito, a advogada venceu Eduardo Araújo e se tornou a segunda presidente mulher de federação na história do futebol brasileiro. Em 2022 foi reeleita em um pleito com chapa única. Em 2025, articulou e aprovou uma mudança estatutária permitindo reeleições ilimitadas na Federação Paraibana.
O começo de Michelle, que é formada em Direito e em Administração de Empresas, no meio do futebol, no entanto, foi na sua área, como advogada, defendendo clubes, especialmente o Treze, no Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba e no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ao lado do seu primo, George Ramalho, que foi diretor jurídico do clube de Campina Grande e atualmente é auditor do STJD.
Em 2017, ela virou auditora do STJD, onde começou a ter uma vida mais ativa no centro da política do mundo da bola, no Rio de Janeiro. Foi de lá, em grande medida, a articulação para ela ser candidata e vencer a eleição que lhe colocou como presidente da Federação Paraibana em 2018.
Michelle faz parte de uma tradicional família da Paraíba e é neta de uma importante dramaturga brasileira, Lourdes Ramalho. Atualmente, além de presidente da FPF-PB, é também conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Amiga pessoal de Infantino e incentivadora do futebol feminino
Michelle Ramalho logo se destacou como dirigente no futebol. Fluente em inglês e espanhol, e com um jeito extrovertido e conciliador, foi conquistando simpatizantes. Um deles é o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Tanto que conseguiu do italiano a proeza de mandar os parabéns (em português) para o Nacional de Pombal, antigo time filiado à Federação Paraibana de Futebol, durante o aniversário do clube.
Gianni Infantino parabeniza Michelle Ramalho por trabalho na FPF
Ela também virou presença constante em eventos oficiais, sejam da Fifa ou da Conmebol. Michelle foi ainda chefe da delegação da Seleção Feminina na Copa do Mundo de 2019 e nas Olimpíadas de Paris, em 2024. Também esteve à frente do time nacional nos amistosos na Austrália, em 2017.
Agora Michelle chega à vice-presidência da CBF e terá como principal bandeira justamente o fortalecimento do futebol feminino – algo que já conseguiu na Paraíba, quando chegou a organizar um estadual com 10 clubes, sendo um dos maiores do país.