No que depender das federações nordestinas de futebol, a Copa do Nordeste 2026 terá um novo formato. Em reunião realizada nesta quinta-feira (18), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os presidentes das entidades que comandam a modalidade na região decidiram por um novo regulamento e fórmula de disputa. Em relação à Paraíba, a mudança pode beneficiar diretamente o Botafogo-PB, atual vice-campeão estadual.
De acordo com a nova fórmula, a Copa do Nordeste passará a ter 20 clubes participantes, sendo dois de cada Estado, além de mais um da Bahia e do Ceará, que são as federações da região com melhores posições no Ranking Nacional de Federações (RNF) da CBF. Neste caso, os clubes desses dois estados serão os terceiros colocados nos campeonatos baiano e cearense.
O benefício para o Botafogo-PB com essa mudança é que o Alvinegro da Estrela Vermelha passa a entrar diretamente na fase de grupos e não mais na pré-Copa do Nordeste.
Pelo novo formato, os participantes serão organizados em quatro grupos, com cinco times cada. Porém, os jogos não serão realizados dentro de cada grupo e sim de um grupo contra o outro, apenas em jogos de ida. Após a sequência de cinco jogos, os dois primeiros colocados garantem vaga no mata-mata.
Segundo o grupo de presidentes do Nordeste, capitaneado pelo representante do Rio Grande do Norte, José Vanildo, o novo formato será apresentado em uma reunião com a diretoria de Competições da CBF e outros diretores ligados ao presidente da entidade, Samir Xaud.
Caso seja aprovada, a novidade será divulgada no calendário do futebol brasileiro de 2026. A previsão de anúncio é outubro deste ano.