Com o fim das disputas do calendário de 2025 para os clubes da Paraíba, as expectativas se voltam agora para o Campeonato Paraibano 2026, que se aproxima, e, ainda, para a espera de conhecer o formato da competição. Em entrevista ao programa Correio Esporte Clube, da Rádio Correio 98 FM, o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, afirmou que a data deverá ser no dia 17 de janeiro, mantendo as mesmas 13 datas dos jogos deste ano.
Após as mudanças proposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o calendário da modalidade na próxima temporada, os campeonatos estaduais sofreram mudanças no período de datas para as disputas, reduzindo de 16 para 11. Na Paraíba, o formato atual conta com 13 datas. E, de acordo com Aldeone, este formato deve permanecer. O presidente do Dino ainda projetou a data para o começo da temporada no dia 17 do primeiro mês.
Está evidente que vai continuar 13 datas, com o aval da CBF. O regulamento é o mesmo. Gustavo Trindade (diretor de competições da FPF-PB) me repassou que o campeonato estadual vai começar em 17 de janeiro. Então, acho que as coisas estão praticamente definidas
A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) ainda não anunciou oficialmente o modelo de disputas para a competição. Entretanto, em outubro, a presidente Michele Ramalho havia sinalizado que o Campeonato Paraibano 2026 poderia ter datas a mais que as previstas pela CBF. Isso porque a proposta tem como objetivo diminuir o número de partidas disputadas pelos clubes da Série A e, como o estado não tem representantes nesta divisão, existe a possibilidade de flexibilização.
No formato atual, os jogos da elite do futebol da Paraíba são realizados em 13 datas, sendo 9 para a primeira fase, duas para a semifinal e duas para a final.
Sendo dia 17 ou não, o Sousa já está em preparação para dar início as atividades. A expectativa é que a pré-temporada do clube comece a partir do dia 14 de dezembro. O Dinossauro do Sertão pretende realizar, pelo menos, dois amistosos antes da estreia oficial no Campeonato Paraibano.





