A notícia soa quase como fake news das redes sociais, mas é real: depois de seis anos afastado dos gramados e já com passagem pela carreira de treinador, Marcelinho Paraíba está determinado a voltar a jogar profissionalmente. Com passagens por gigantes do futebol brasileiro, como Flamengo, Grêmio e São Paulo, o ex-meia, de 50 anos, aposentado desde 2020, retomou os treinamentos e avalia para retornar aos campos ainda nesta temporada.
Nos últimos dias, o paraibano natural de Campina Grande publicou vídeos em suas redes sociais mostrando a forma física e interagiu com os seguidores ao afirmar que pensa em voltar a jogar. Em conversa com o ge, ele confirmou que pretende retornar aos gramados em 2026.
Realmente estou pensando seriamente. Não é brincadeira, não. Estou me cuidando e vou continuar trabalhando, treinando e amadurecendo essa ideia”.
— Marcelinho Paraíba.
Possível retorno após pendurar as chuteiras
Marcelinho Paraíba anunciou a aposentadoria ao fim do Paraibano de 2020, quando atuou pela Perilima e não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe para a segunda divisão. Ainda naquele ano, assumiu a função de auxiliar técnico do Treze durante a disputa da Série C.
Estou pensando seriamente. Comecei a treinar já faz algum tempo. Só vou treinar mais uma semana, duas semanas, para tomar algumas decisões aí”.
— Marcelinho Paraíba.
Com a má fase do Galo, voltou aos gramados na reta final da competição, disputou duas partidas, mas a equipe acabou rebaixada. Ao término do torneio, pendurou as chuteiras novamente. Agora, aos 50 anos, planeja mais uma retomada na carreira profissional.
Carreira como jogador
Em mais de 20 anos de carreira profissional, Marcelinho Paraíba atuou por diversas equipes tradicionais do futebol nacional. Pelo São Paulo, entre 1997 e 2000, destacou-se e foi peça fundamental nas conquistas de duas edições do Campeonato Paulista. Em razão desse desempenho, foi vendido ao Olympique de Marseille, mas logo retornou ao Brasil para defender o Grêmio.
Apesar de breve, a passagem pelo Tricolor do Rio Grande do Sul, sob o comando do técnico Tite, foi marcante. O meia-atacante foi artilheiro e campeão gaúcho e também conquistou a Copa do Brasil, com direito a gol no segundo jogo da final contra o Corinthians. O desempenho lhe rendeu convocações para a Seleção Brasileira.
Após brilhar no Grêmio, transferiu-se para o Hertha Berlim, da Alemanha, onde viveu o auge da carreira entre 2001 e 2006. Em 193 jogos, marcou 79 gols e distribuiu 61 assistências, contribuindo para a conquista de duas edições da Copa da Liga Alemã. Na Europa, também defendeu o Trabzonspor, da Turquia, e o Wolfsburg.
O retorno ao futebol brasileiro aconteceu quando vestiu a camisa do Flamengo. Dentro das quatro linhas, ainda atuou por vários clubes, como Coritiba, Fortaleza, São Paulo, Sport, entre outros, até encerrar a carreira pelo Treze, em 2020.
Trajetória como treinador e negociação com o Hertha
Meses após deixar os gramados, Marcelinho Paraíba foi anunciado como técnico do Treze para a temporada de 2021. No entanto, após eliminações na Copa do Nordeste e no Campeonato Paraibano, foi demitido em maio. Na temporada seguinte, no comando do Serra Branca, realizou sua melhor campanha como treinador ao conquistar o acesso à 1ª divisão do Campeonato Paraibano, com o título da Segundona.
Também comandou Baraúnas, Nacional de Patos e Oeirense. No ano passado, chegou a negociar para assumir uma função nas categorias de base do Hertha Berlim, clube no qual fez história no futebol alemão, mas a negociação não foi concretizada.
Com GE .





