A Copa do Mundo está batendo à porta e, com pouco mais de 120 dias para a grande largada, a pergunta que paira no ar é: afinal, quem serão os nomes convocados pelo técnico Carlo Ancelotti para vestir a camisa da seleção brasileira? E quem desponta como um dos favoritos é o paraibano Matheus Cunha, camisa 10 do Manchester United e um dos principais atletas utilizados pelo italiano nos jogos amistosos.
Entre as principais opções cotados para representar o Brasil no Mundial de Seleções, o nome de Cunha é apontado com um dos mais “certos” para integrar a lista oficial do treinador. Em determinadas coletivas de imprensa, o profissional já havia dito que tinha uma base de nomes e que parte já estaria definida, mas ainda existiam dúvidas. Nomes como o do paraibano e o de Estevão, por exemplo, podem ser parte deste grupo já “definido”.
Mas, por que esta unanimidade? Matheus Cunha foi um dos jogadores que mais apareceram na lista dos convocados para os amistosos da Canarinho. O atleta esteve presente nas quatro convocações. Pela Era Ancelotti, foram duas assistências em seis jogos. Dentro de campo, a contribuição não se limitava a criação de jogadas e ao impulso ofensivo, mas também com apoio defensivo na linha de frente. A boa movimentação e a armação de jogadas são diferenciais do jogador nos esquemas montados pelo italiano.

Embora, o que ainda pode pesar nas chances para a possível convocação do atacante é o seu desempenho no clube. Camisa 10 do Manchester United, ele tem sido peça importante no elenco do Red. Em 23 jogos, foram seis gols e duas assistências. Nos últimos três confrontos, o atleta foi fundamental nas vitórias do clube. A primeira, diante do clássico contra o Manchester City, em que o paraibano deu assistência para Dorgu marcar o segundo gol do clube.
Na sequência, marcou o gol da vitória do United na partida contra o Arsenal, que terminou 3 a 2, com golaço de fora da área. No jogo mais recente, marcou mais um tento na partida contra o Fulham, no último fim de semana.
O nome de Cunha desponta à frente de jogadores como Endrick, Neymar, João Pedro e Richarlyson, que podem ser chamados, mas não vêm sendo colocados como uma certeza.
A Copa do Mundo de 2026 será realizada entre os meses de junho e julho nos Estados Unidos, México e Canadá. Entretanto, o Brasil entrará em campo ainda em março, para amistosos contra França e Croácia. A seleção integra o Grupo C do Mundial, juntamente com Marrocos, Escócia e Haiti.





