No encerramento da quinta rodada do Campeonato Paraibano Betino 2023, Queimadense e Botafogo-PB duelaram no estádio Amigão, na noite de quinta-feira (26).
Com um a menos por mais de uma hora em campo, o Belo conseguiu marcar com Renatinho no primeiro tempo. Entretanto, no último lance da partida, Matheus deixou tudo igual após falha do goleiro Elias.
As duas equipes estreavam novo treinador. Do lado do Carcará, Hélio Cabral resolveu montar um trio de ataque, promovendo as entradas de Binho e Robinho junto com Pará na frente.
Do lado botafoguense, Francisco Diá mexeu no meio-campo, sacando Evandro e Du Fernandes para colocar Natan e Miller. No comando do ataque, Davi Silva substituiu Tiago Reis.
Rapidamente o time da capital tentou mostrar que a má fase iria acabar. Após jogada de Vitor Braga pela esquerda, a bola foi rolada para o meio e Renatinho bateu de chapa, de pé direito. O goleiro Gabriel Batista se esticou todo para tocar com a ponta dos dedos e mandar a bola pela linha de fundo.
Outro lance perigoso veio somente aos 18 minutos, e também foi botafoguense. Leocovick cobrou falta de muito longe, mas o chute saiu forte e foi rasteiro, no canto direito do goleiro, que espalmou para escanteio.
A Queimadense respondeu 3 minutos mais tarde. Robinho acionou Pará dentro da área, e o centro-avante protegeu a bola com o corpo e arrematou de perna direita. Elias precisou dar rebote para evitar a abertura do placar.
O jogo era tranquilo, mas aos 24 minutos, o volante Natan fez falta providencial em Maike, que fazia fila na entrada da área. O árbitro Diego Roberto aplicou o cartão amarelo. O jogador, que já estava amarelado, recebeu o vermelho e foi para o chuveiro mais cedo, deixando o Botafogo-PB para jogar por mais de uma hora com um homem a menos.
Para recompor o sistema defensivo, Diá sacou Davi Silva e colocou o volante Evandro no Belo.
Na cobrança da falta, aos 27 minutos, Yuan mandou no canto direito, e o arqueiro botafoguense fez uma grande defesa para mandar a bola pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a bola foi no segundo pau e após cabeçada do ataque do Carcará, Ramon Baiano salvou em cima da linha e manteve o zero no marcador.
Mesmo em desvantagem numérica, o Belo saiu da pressão aos 29 minutos. Fumaça fez fila no meio-campo e tocou para Renatinho. O camisa 10, da meia lua da grande área, dominou e bateu no canto direito de Gabriel Batista, que não chegou na bola, e abiu o placar no Amigão.
Segundo tempo
No retorno do intervalo, Hélio Cabral mudou a Queimadense e tirou de campo Arielton e Binho para colocar Bernardo e Matheus. Já Francisco Diá manteve o Botafogo-PB do mesmo jeito que acabou o primeiro tempo.
Somente aos 15 minutos o primeiro susto do segundo tempo aconteceu. Em cobrança de falta da direita, Vitor Braga surpreendeu e, quando se esperava o cruzamento, bateu direto no gol, obrigando Gabriel Batista a defender no susto e mandar para escanteio.
Os donos da casa não conseguiam fazer a superioridade em número de jogadores se tornar pressão, e apenas aos 33 minutos, em chute de muito longe de Maike, conseguiu arriscar. A bola do camisa 10 passou com perigo, chegando a raspar no travessão antes de cruzar a linha de fundo.
Dois minutos mais tarde, novamente em chute de fora da área, desta vez foi Robinho que tentou, e a bola mais uma vez passou muito perto, desta vez passando a direita do poste da meta botafoguense.
Se defendendo para segurar a vantagem, o Belo ainda chegava a rondar o gol adversário, especialmente em lances de bolas paradas.
Já aos 51 minutos de jogo, no último lance da partida, veio o empate. Após cobrança de falta da direita, Elias saiu mal do gol e a bola ficou com Matheus, que quase em cima da linha do gol, encheu o pé para estufar as redes e garantir o empate.
A Queimadense chegou aos 3 pontos na competição e segue na oitava posição na tabela. O Botafogo-PB tem 4 pontos em 4 empates até o momento. Na segunda-feira (30), o Carcará encara o São Paulo Crystal, no Carneirão, enquanto o Belo recebe o Auto Esporte, em jogo que foi transferido do domingo para o dia seguinte.
Ficha técnica
Queimadense 1 x 1 Botafogo-PB
Campeonato Paraibano Betino 2023
1ª fase – 5ª rodada
Estádio: Amigão (Campina Grande)
Arbitragem: Diego Roberto; Ruan Neres e Paccelli Thiago
Gols: Matheus (Q); Renatinho (B)
Cartões amarelos: Arielton, Bernardo, Moisés (Q); Natan, Eduardo Grasson, Leocovick, Elias, Vitor Braga, Francisco Diá (treinador) (B)
Cartão vermelho: Natan (B)
Queimadense: Gabriel Batista, Yuan (Adriel), Duarte, Moisés, Felipe Silva; Léo Garcia, Arielton (Bernardo) (Isaac), Maike (Maranhão); Robinho, Binho (Matheus) e Pará. Técnico: Hélio Cabral.
Botafogo-PB: Elias, Lucas Mendes (Erick), Eduardo Grasson, Ramon Baiano, Leocovick; Natan, Vitor Braga, Miller (Willian Kaefer), Renatinho (Tiago Reis); Fumaça (Daciel) e Davi Silva (Evandro). Técnico: Francisco Diá.
Confira Imagens com exclusividade do repórter Fotográfico Estefinho Francelino.
Bastidores do Esporte / Com VT.
Foto : Estefinho Francelino.