O Sousa goleou o Botafogo-PB por 5 a 1, neste domingo (26), no estádio Marizão, na cidade de Sousa, em partida de volta da fase semifinal do Campeonato Paraibano de 2023. Com o resultado, o time sousense garantiu a vaga na final do Campeonato Paraibano.
Além disso, a classificação do Dino também deu vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D de 2024.
Jogo começou movimentado
Precisando ganhar com dois gols de vantagem para se classificar, o Sousa tomou iniciativa para buscar o caminho do gol e não demorou para abrir o placar, fazendo 1 a 0 logo um minuto do primeiro tempo, através de Carlos Vitor.
O Botafogo-PB empatou com Grasson aos oito minutos e dava a entender que a partida continuaria equilibrada. Até que aos 25 minutos, o Sousa fez 2 a 1 com o zagueiro Marcelo Duarte, recolocando o time sousense na vantagem mais uma vez. Este resultado do primeiro tempo levaria a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.
Na segunda etapa, o Sousa se agigantou em campo mostrando que não estava contente com apenas um gol na frente e partiu em busca de confirmar a classificação.
O terceiro gol do Sousa foi marcado por Daniel Costa cobrando penalidade máxima aos sete minutos e Luiz Henrique, aos 28, fez o quarto, depois de uma cobrança de falta. O quinto gol sousense também foi marcado de penalidade máxima por Daniel Costa aos 43 minutos da etapa complementar.
A arbitragem do jogo foi feita por um trio da Federação Paulista de Futebol. O comando da partida entre Sousa x Botafogo-PB teve o comando do árbitro Raphael Clauss do quadro da FIFA e que trabalhou na Copa do Mundo do Qatar.
Os assistentes foram Danilo Ricardo e Fabrini Bevilaqua. Para a reserva foram escalados Thayslane de Melo (SE) e Thiago Henrique (RJ).
Final vai ser Dino x Galo
O Dinossauro vai enfrentar na final o Treze, que venceu o São Paulo Crystal por 1 a 0, jogando no Amigão, em Campina Grande.
O único gol da partida foi marcado de cabeça por Jonathan Moc, aos 28 do primeiro tempo, após cobrança de escanteio.
Como a primeira partida do confronto havia terminado em 1 a 1, o Galo levou a vaga na final pelo placar agregado (2 a 1).