No estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Figueirense e Botafogo-PB duelaram pela quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro na tarde de domingo (28). Depois de sair atrás no marcador, a equipe paraibana conseguiu marcar com Wesley Matos e um golaço de Mateus Anderson para vencer por 2 a 1 e assumir a segunda posição na tabela.
O time catarinense não teve nenhuma novidade da escalação mandada para campo pelo treinador Roberto Fonseca. E Felipe Surian, técnico do Belo, também fez o que se esperava e colocou Wesley Matos e Natan Costa nas vagas dos suspensos Pedro Carrerete e Netinho.
Jogando em casa, o Figueirense armou uma blitz no começo do jogo e logo conseguiu balançar a rede. Aos 5 minutos, Elias cruzou da direita e após dividida na área, a bola ficou com Léo Artur, que completou para o gol, abrindo o placar.
A resposta botafoguense não demorou, e veio em bola parada. Aos 13, Zé Mário cobrou falta na área e o zagueiro Wesley Matos, uma das novidades no time, cabeceou sozinho para vencer Wilson e deixar tudo igual.
Novamente aos 13, mas do segundo tempo, veio a virada. E de um jeito sensacional. Mateus Anderson recebeu a bola na direita, invadiu a área, cortou para o meio e bateu de canhota, no ângulo direito do goleiro, anotando uma pintura e garantindo mais 3 pontos para a equipe paraibana, assegurando também a invencibilidade no torneio.
Com a vitória por 2 a 1, o Botafogo-PB chegou aos 11 pontos e assumiu a segunda posição na tabela, com um ponto a menos que o São Bernardo. O Figueirense, com 7 pontos, é o nono colocado. Na sexta rodada o Belo recebe o Floresta, no domingo (04), em João Pessoa, enquanto o time catarinense encara o São Bernardo na segunda-feira (05).
Ficha técnica
Figueirense 1 x 2 Botafogo-PB
Campeonato Brasileiro da Série C 2023
5ª rodada
Estádio: Orlando Scarpelli (Florianópolis)
Arbitragem: Douglas Marques das Flores (SP); Miguel Caetano Ribeiro (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)
Gols: Léo Artur (F); Wesley Matos, Mateus Anderson (B)
Figueirense; Wilson, Elias, Otávio Gut, Maurício, William Matheus; Léo Baiano (Barba), Gledson (Marquinho), Léo Artur (Cesinha); Guilherme Pato (Gustavo França), Andrew, Gabriel Conceição. Técnico: Roberto Fonseca.
Botafogo-PB: Mota, Ricardo Luz, Wesley Matos, Lucas Santos, Zé Mário (Tenório); Natan Costa, Wesley Dias, Marco Antônio (Renatinho); Jailson (Bismarck), Mateus Anderson (Wendson) e Bruno Paraíba (Djavan). Técnico: Felipe Surian.