Ex-Flamengo e São Paulo, Marcelinho Paraíba aposta em título do Tricolor na Copa do Brasil

Flamengo e São Paulo  ficam frente a frente às 16h deste domingo, no Maracanã, pelo primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil 2023.

A decisão é vista por muitos como o fiel da balança da temporada de rubro-negros e tricolores e, muito por isso, deve ser repleta de tensão. 

Para Marcelinho Paraíba, ex-meia e que acumulou em sua carreira passagem pelos dois clubes, o Tricolor Paulista, pelo futebol que tem apresentado, tem um leve favoritismo nesta decisão.

Marcelinho Paraíba, Treze — Foto: Divulgação / Diventare Studio

Marcelinho Paraíba, Treze — Foto: Divulgação / Diventare Studio

Hoje técnico, Marcelinho Paraíba defendeu 23 clubes durante sua carreira dentro das quatro linhas. Entre essas equipes, o ex-atleta, natural de Campina Grande, na Paraíba, atuou por Flamengo e São Paulo, que se encaram neste domingo pelo jogo de ida da grande final da Copa do Brasil. Pelo Mengão, Marcelinho atuou por 25 partidas, marcando 10 gols. Já pelo Tricolor, foram mais de 200 partidas, com 50 gols marcados em suas duas passagens pelo Morumbi.

Destes 50 gols marcados com a camisa do São Paulo, um deles tem tudo a ver com finais de Copa do Brasil. Isso porque o único gol marcado até o momento pela equipe paulista em uma final da competição saiu justamente dos pés de Marcelinho. Foi no dia 17 de julho de 2000, contra o Cruzeiro, no Mineirão, quando aos 20 minutos do segundo tempo Marcelinho inaugurou o marcador.

Naquela ocasião o São Paulo, treinado por Levir Culpi, viria a perder o título após uma virada histórica do Cabuloso com gol de Geovanni, de falta, aos 45 minutos da etapa final.

Marcelinho Paraíba foi o autor do único gol do São Paulo em finais de Copa do Brasil até hoje — Foto: Agência Lance

Marcelinho Paraíba foi o autor do único gol do São Paulo em finais de Copa do Brasil até hoje — Foto: Agência Lance

Desde aquela noite de futebol em Minas Gerais até este domingo passaram-se mais de 23 anos. Marcelinho Paraíba, hoje técnico de futebol, segue acompanhando de perto o momento de seus ex-clubes. Para ele, mesmo longe de estarem em seus melhores momentos na temporada, as finais prometem muito equilíbrio, porém, o São Paulo, em sua ótica, leva uma pequena vantagem sobre o adversário pelo entrosamento, principalmente em competições mata-mata, que vem apresentando.

— Lógico que a gente sabe que vai ser um jogo difícil pela qualidade técnica que o Flamengo tem, com jogadores com muita qualidade técnica e individual. Mas coletivamente o São Paulo hoje vive um momento melhor e, muito por isso, vejo o São Paulo detentor de um pequeno favoritismo. O Flamengo não vive um momento bom. É uma grande oportunidade do São Paulo conquistar um título que ainda não tem — afirmou.

Conselho aos artilheiros

Marcelinho Paraíba foi campeão da Copa do Brasil com o Grêmio, em 2001 — Foto: Divulgação / Grêmio

Marcelinho Paraíba foi campeão da Copa do Brasil com o Grêmio, em 2001 — Foto: Divulgação / Grêmio

Além do vice-campeonato com o São Paulo, em 2000, Marcelinho Paraíba voltaria a uma final de Copa do Brasil em 2001, quando, no Grêmio do então técnico Tite, o então meia marcou um dos gols da grande final da competição contra o Corinthians, no Morumbi. Naquela ocasião o Imortal bateu o Timão por 3 a 1, no Morumbi e conquistou o seu então quarto título da história.

Por conhecer os atalhos que levam a balançar a rede em decisões, Marcelinho Paraíba aconselha os artilheiros de ambos os clubes. Para ele, independente da pressão que ambos os times serão submetidos, os jogadores de frente precisam entrar em campo focados para aproveitar o máximo de chances que serão criadas.

— Teremos jogadores com faro de gol aguçados nesta decisão. Gabigol, Calleri, Pedro, Luciano… Todos tem potencial para decidir. Neste domingo o Maracanã vai estar lotado, no próximo será a vez do Morumbi, mas isso não pode ser impeditivo para nenhum jogador. É preciso foco, atenção ao jogo e aos companheiros para se aproveitar o máximo de chances possíveis. Parece clichê, mas finais são decididas em detalhes — finalizou.

Bastidores do Esporte

com GE.

AJUDE COMPARTILHANDO ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram