Fazendo parte de um grupo com Flamengo, Santos e Grêmio, o Botafogo-PB sub-20 entrava como azarão na primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior feminina. E em três jogos, foram três derrotas, 2 gols marcados e 6 gols sofridos.
Se os números não parecem ser os melhores, o desempenho das Belinhas foi muito bom, fazendo jogo duro contra equipes tradicionais do futebol brasileiro, que têm a categoria feminina mais desenvolvida e que contam com boa estrutura para treinamentos.
E após o encerramento da participação no certame, a treinadora Gleide Costa comentou sobre como avaliou suas atletas.
– A gente faz uma avaliação positiva da participação das Belinhas na Copinha, tendo em vista ao grupo que as Belinhas encararam, com três grandes times. O Grêmio tinha sido campeão da Ladies’ Cup em outubro, o Santos foi o vice e o vice-campeão paulista, e o Flamengo está chegando aí nas semifinais e provavelmente numa final da competição. Foram times que a gente conseguiu jogar, em determinados momentos do jogo, de igual para igual, e a gente percebe que nosso time vem evoluindo a cada competição, e era essa lógica, até porque o trabalho não é de agora. A gente vem com essas meninas da base no time principal, e a prova disso é o olhar dos clubes para o time – afirmou.
Com o fim da Copinha, Gleide espera que sejam organizados campeonatos para que as meninas sigam atuando. Em 2023, as Belinhas ficaram em terceiro lugar no seu grupo do Brasileiro Sub-20 feminino. Até por isso, a treinadora, que também é responsável pelo departamento de futebol feminino do Botafogo-PB, espera mais apoio do clube no ano que vem.
– A perspectiva é a gente manter essa base jogando as competições e esperando que tenha mais competições de base no nosso estado. Existe sim a perspectiva de novidades para o nosso clube para o ano 2024, e a gente vai aguardar as coisas se decidirem para a gente poder anunciar algumas situações – disse.
Por fim, Gleide Costa aproveitou para parabenizar todo elenco e comissão técnica que esteve disputando a Copa São Paulo e que, apesar da eliminação, teve seu bom desempenho reconhecido pelo público e pelas equipes adversárias.
– É parabenizar as meninas, a nossa comissão, que soube honrar a camisa do Botafogo-PB, que soube vestir e divulgar o futebol feminino da Paraíba. Tenho muito orgulho de todos nós que estivemos aqui para participar desse evento inédito, que é a Copinha São Paulo feminina – encerrou.