A árbitra paraibana Ruthyanna Camila está no Paraguai, onde participa, ao longo desta semana, da etapa presencial do Programa de Desenvolvimento Arbitral da Conmebol em Luque, sede da entidade sul-americana.
Ruthyanna, que é de Patos, foi indicada para participar deste curso indicada pela Comissão de Arbitragem da CBF. Ela, junta a outros três árbitros brasileiros, estão entre os 50 convidados pela Conmebol, em busca do escudo Fifa. Todos os profissionais da arbitragem fazem parte das 10 associações filiadas, com idade entre 25 e 32 anos.
O programa acontece em duas etapas: uma delas é a atual, de forma presencial, que é separada em três fases, com cinco dias em cada uma delas e com carga de 20 horas práticas em campo. A outra acontece com capacitação teórica e 21 horas de coaching e liderança.
Essa iniciativa da Conmebol teve início em setembro do ano passado, também com 50 convidados. Sete deles passaram a integrar a lista da Fifa neste ano, podendo também atuar em confrontos internacionais.