Botafogo-PB e clubes nordestinos vão propor à CBF formato de pontos corridos na Série C

Um grupo de oito clubes do Nordeste vão levar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma proposta para mudar o formato atual da Série C do Brasileiro para pontos corridos. ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta, Itabaiana, Náutico e Retrô-PE são os clubes que estão formam a comissão.

A iniciativa partiu do presidente do Retrô-PE, Laércio Guerra. O grupo é presidido por Bruno Becker, presidente do Náutico. Pedro Dantas, presidente do Confiança, é o vice. O objetivo é enviar na próxima semana um documento à CBF formalizando a proposta.

Taça da Série C do Brasileiro. (Foto: Léo Piva/CBF)

Atualmente, a Série C conta com duas fases, totalizando 27 datas. A primeira fase é em turno único, com 19 rodadas. A segunda, chamada de quadrangular final, tem mais seis jogos. Já a final é disputada em duas partidas.

A proposta dos clubes nordestinos é fazer com que a Terceirona tenha o mesmo formato das série A e B, com 38 rodadas. Um dos obstáculos em relação à essa proposta, é o aumento de gastos que a CBF teria para custear o campeonato com mais rodadas. O presidente do Retrô-PE, Laércio Guerra, entende que a mudança seria um investimento à longo prazo.

A gente entende que neste primeiro momento – e por isso que a gente tem feito essa solicitação à CBF – é um investimento, não vou nem colocar como gasto porque eu imagino que, em três quatro anos, a própria Série C estará se auto pagando, se auto financiando, na medida em que ela aumentar o número de jogos e o calendário e tendo mais visibilidade, explicou o dirigente. 

Nossa reportagem entrou em contato com os dirigentes do Botafogo-PB que não confirmaram a participação do clube nas discussões, mas que se posicionaram à favor da mudança do formato da Série C. No entanto, em contato com Laércio Guerra, o idealizador da proposta, foram mostradas evidências de que o Belo está sendo representado por um dos seus dirigentes ao longo desse debate.

Procuramos também a Federação Paraibana de Futebol que informou não ter participado de nenhuma reunião oficial com os clubes, mas que manifestou o seu apoio à proposta.

AJUDE COMPARTILHANDO ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram