Com os potes e possíveis confrontos já definidos para a edição de 2025, a Copa do Brasil teve seu regulamento revelado nesta segunda-feira (06) e com uma mudança bastante significativa para a primeira fase da competição.
Isto porque, nos últimos anos, na primeira fase, o time que jogava fora de casa poderia até empatar para se classificar por ser melhor no ranking da Confederação Brasileira de Futebol, com a equipe mandante, pior rankeada, precisando vencer para avançar no torneio.
A partir deste ano, em caso de empate no duelo da primeira fase, assim como acontecia na segunda fase, a decisão do classificado será nos pênaltis.
Art. 21 – Os critérios de desempate para indicar o Clube vencedor de cada confronto são os seguintes:
I. 1ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis;
A Copa do Brasil de 2025 contará com 92 clubes de todas as 27 Federações e terá a primeira fase realizada nos dias 19 e 26 do mês de fevereiro. As finais do torneio serão nos dias 2 e 9 de novembro. Dos participantes, 12 times jogam apenas a partir da terceira fase: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Flamengo, Paysandu, CBR, Santos, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro.
Na Paraíba, Sousa e Botafogo-PB, campeão e vice, respectivamente, do último Paraibano, representarão o estado.
Assim como foi em 2024, quando chegou à terceira fase da competição, o Dinossauro jogará em casa, e terá pela frente uma destas equipes: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
Pelo ranking da CBF, o Belo, jogando como visitante, terá como possíveis adversários Boavista-RJ, Parnahyba-PI, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS-RR, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, Olaria-RJ, Portuguesa-SP e Votuporanguense-SP.
Confira abaixo o regulamento e a tabela básica da Copa do Brasil:
TABELA-BASICA-COPA-DO-BRASIL-2025Baixar
Com VT.