A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB), promoverá, entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro uma reunião com árbitros centrais e assistentes do estado voltada para a avaliação geral da temporada 2022.
O momento é visto com bons olhos pelos profissionais, que terão a oportunidade de avaliar os pontos altos e baixos no ano de olho nas disputas do calendário do futebol paraibano 2023.
De acordo com o presidente da Ceaf-PB, Arthur Alves, o “momento para um café” com a arbitragem paraibana é uma oportunidade ímpar para buscar o aprimoramento do quadro estadual que, inclusive, já se prepara para a disputa do Campeonato Paraibano de 2023, que tem previsão de início para o dia 7 de janeiro. A medida, segundo Arthur, atende a um pleito antigo dos profissionais do estado.
— O projeto se deu por perceber o quanto os feedbacks que foram dados durante os campeonatos de 2022 trouxeram resultados positivos. Eles erravam, eu mostrava a falha (individual e da equipe naquela partida), dava uma nova oportunidade, e eles aplicavam o que foi analisado em conjunto em prol de melhoria — afirmou o presidente da Ceaf-PB.
Os árbitros sempre comentam que aqui nunca houve isso e, em conversas com colegas de outras regiões, ainda sequer se fala em ações como essa. O método de correção, infelizmente, ainda é meramente a exclusão nas escalas.”
O encontro acontecerá de forma individual e cada árbitro terá 30 minutos de diálogo com a alta cúpula da comissão. De acordo com Arthur, as audiências foram divididas em cinco dias, que vão da próxima terça-feira até o dia 5 de dezembro. O último dia, inclusive, será de atendimento prioritário para os profissionais residentes no Sertão da Paraíba e em outros estados.
A pré-temporada da arbitragem paraibana de olho nas competições de 2023 terá início, de acordo com a Ceaf-PB no dia 3 de janeiro, estendendo-se até o dia 6, um dia antes da data prevista para ter início a edição 2023 do Campeonato Paraibano.
Com GE.