Copa Paraíba voltará a movimentar o calendário do futebol paraibano após 14 anos

Mesmo sem ainda ter começado, a temporada 2026 do futebol paraibano já está trazendo esperança para torcedores, dirigentes e desportistas de maneira geral. É que a Federação Paraibana de Futebol (FPF) anunciou o retorno da Copa Paraíba, após um período de 14 anos sem a realização do torneio. A previsão é que a nova edição aconteça entre os meses de julho e agosto.

De acordo com informações preliminares da FPF, participarão da competição seis times, excluindo campeão e vice do Campeonato Paraibano 2026, além das equipes que forem rebaixadas para a Segunda Divisão de 2027.

Nos seis anos em que o torneio foi realizado, todos na gestão da então presidente Rosilene Gomes, a Paraíba registrou seis campeões diferentes: Campinense (2006), Nacional de Patos (2008), Treze (2009), Botafogo-PB (2010), Auto Esporte (2011) e CSP (2012).

Uma curiosidade é que em 2012, a competição também indicou uma vaga para a Paraíba ser representada na Copa do Brasil de 2013, entretanto a edição do torneio aconteceu com apenas três equipes. 

O CSP, que foi vitorioso em 2012, foi alvo de uma ação por parte do Sousa, que questionou a legitimidade da competição, já que de acordo com o regulamento específico da competição apontava que as seletivas estaduais precisavam ter a participação de, pelo menos, quatro equipes. Na ocasião, participaram apenas Botafogo-PB, CSP e Treze.

Assim, o Sousa conquistou a vaga e representou a Paraíba junto com o Campinense (campeão paraibano de 2012).

AJUDE COMPARTILHANDO ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram