Desde 2019 no Zenit, da Rússia, o lateral-esquerdo Douglas Santos fez mais uma temporada de excelência no futebol europeu. Grande nome do setor defensivo do técnico Sergey Semak, o brasileiro foi eleito o melhor defensor do Campeonato Russo na temporada 22/23. Com todo destaque e holofote no Velho Continente, o jogador admitiu que recentemente recebeu sondagens do Barcelona. O atleta, inclusive, não cravou permanência nas Turquesas e deixou o futuro em aberto.
Houve especulações do Barcelona, ainda que não tenham chegado até mim”.
— Douglas Santos.
A revelação de Douglas Santos, de que havia recebido sondagem do Barcelona pelo seu passe, aconteceu ao jornalista Fábio Aleixo, que cobre o futebol na Rússia. De acordo com o jogador, revelado pelo Náutico e com passagem marcante pelo Atlético-MG, não houve conversa direta com o clube catalão.
Apesar da procura do clube espanhol, o foco do lateral-esquerdo, de acordo com apuração do ge, é jogar a UEFA Champions League pelo Zenit, mesmo que a Rússia permaneça banida de competições europeias. Ainda assim, na entrevista com o jornalista, ele não garantiu permanência no país.
Meus planos estão nas mãos de Deus. Foi ele quem me trouxe para cá. Então é ele quem me fará permanecer ou me levar para outro lugar”.
— Douglas Santos.
Tetracampeão russo, Douglas Santos entrou em campo em 36 oportunidades — 3.078 minutos —, contribuiu com sete assistências, realizou 67 desarmes e cometeu apenas 14 faltas. Melhor defensor do campeonato nacional, o jogador é avaliado em 18 milhões de euros, segundo o portal Transfermarkt.
A apuração do ge confirmou, ainda, que um retorno ao Brasil é totalmente descartada no momento. O Barcelona, por sua vez, está com vaga aberta na lateral esquerda. Isso porque, no fim do mês de maio, Jordi Alba deixou os culés.