Após mais de dois meses longe da Arena, que passou por uma série de melhorias, incluindo a instalação de um novo piso, nos moldes das maiores arenas do Brasil e do mundo, o basquete Unifacisa entrou em quadra na noite desta quarta-feira onde enfrentou o São José, pela décima quarta rodada do NBB.
A equipe de Campina Grande não jogava no seu caldeirão desde o dia 04 de novembro de 2022 e recebeu, na reabertura da Arena, um adversário em uma briga direta por posição na tabela.
O jogo foi bastante equilibrado, as equipes se mantiveram em pé de igualdade durante toda a partida e em jogos assim os detalhes fazem a diferença, a equipe do São José teve um aproveitamento um pouco superior, levando a vitória para casa pelo placar de 88 a 79.
Os destaques da partida ficaram por conta de Jimmy, cestinha da Unifacisa com 16 pontos, 5 rebotes e 18 de eficiência. Antônio, com 16 pontos e 6 rebotes. Guilherme Hubner com 13 pontos e 2 rebotes, seguidos por Cauê, com 11 pontos, 4 rebotes e 2 assistências.
A Unifacisa agora terá um período um pouco maior de treinos e só voltará às quadras no dia 02 de fevereiro, para receber o Flamengo, às 19h15, na Arena Unifacisa. A partida terá transmissão exclusiva pelo Sportv.
O Jogo
1º quarto 24 – 24 Unifacisa x São José
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes. O São José foi o primeiro a tirar o zero do placar, mas a resposta da Unifacisa foi imediata, com André colocando Guilherme Hubner em boa posição para converter dois pontos. O time de Campina encontrou um bom ritmo, atacando a cesta com infiltrações e arremessos intermediários, onde tiveram um aproveitamento acima dos 70%. O São José se manteve no jogo com um alto volume nas bolas de 3 pontos, convertendo 60% delas. Mas a Unifacisa também não ficou atrás nesse quesito, principalmente por conta de Antônio que anotou 3 vezes do perímetro e 12 pontos no período.
2º quarto – Unifacisa 24 x 26 São José
A Unifacisa começou melhor o segundo período, com uma boa corrida de 8 pontos, liderados por Jimmy que converteu duas vezes seguidas do perímetro. O time deu sinais de que começava a assumir o controle do jogo, mas o São José passou a trabalhar bem dentro do garrafão, alcançando a virada no placar. Os donos da casa também não deixaram barato e foram em busca de retomar a liderança, Guilherme Hubner foi bem com 100% de aproveitamento nos lances de quadra, incluindo duas bolas de 3 pontos e o time da Paraíba chegou a empatar a partida. A equipe ainda teve a chance de virar, mas acabou desperdiçando a oportunidade e foi para o vestiário com 2 pontos atrás no marcador.
3º quarto – Unifacisa 18 x 22 São José
O jogo seguiu no mesmo equilíbrio entre as equipes na volta do vestiário. A Unifacisa explorou um pouco mais os arremessos de pontos, onde tiveram um aproveitamento razoável, acima dos 37% com Jimmy e André Goés sendo os principais pontuadores nesse quesito. Dentro do garrafão a equipe teve a superioridade nos rebotes, com 4 ofensivos, mas também tiveram um aproveitamento um pouco abaixo na linha de lance livre, o que acabou impedindo a reação completa da equipe. Já o São José se manteve nas jogadas dentro da área pintada, a equipe visitante fez uma boa escolha de arremessos e ampliou sua vantagem para 6 pontos.
4º quarto – Unifacisa 13 x 16 São José
Para alcançar a virada o time paraibano precisava ser mais eficiente no lado defensivo, a equipe até conseguiu pressionar o adversário, forçando alguns erros importantes do São José, chegando a diminuir a diferença para 3 pontos, mas não tiveram a mesma consistência ofensiva dos períodos anteriores e as oportunidades desperdiçadas no ataque acabaram custando a vitória para a Unifacisa.
“Fizemos um primeiro tempo bastante equilibrado, mas a diferença de hoje ficou no terceiro e último período. O São José teve um aproveitamento melhor que o nosso e no período final souberam administrar o jogo para sair com a vitória. Acredito que nossa principal falha foi na defesa, eles conseguiram atacar um pouco à vontade nesses quartos e nós não conseguimos defender com a intensidade que queríamos. Agora vamos ter um período maior de treinos antes do próximo jogo, vamos atacar essas deficiências e buscar os ajustes para a partida seguinte”, comentou o ala da Unifacisa, Jimmy.
Bastidores do Esporte.