Paraibano 2026: confira os cenários das equipes na briga pelo G-4 e contra o Z-2

A primeira fase do Campeonato Paraibano 2026 chega à última rodada com as 10 equipes ainda com situações indefinidas. A disputa pelas quatro vagas nas semifinais e a luta contra o rebaixamento seguem abertas. Como os jogos vão definir os classificados e os rebaixados, todas as partidas acontecerão ao mesmo tempo, no domingo (22), às 18h.

Do Campinense, líder da competição, até o Atlético de Cajazeiras, sétimo colocado, todos ainda têm chances de terminar a primeira fase entre os quatro primeiros. Já na parte de baixo da tabela, Esporte de Patos, Pombal e Confiança de Sapé brigam pela permanência na 1ª Divisão.

Diante desse cenário, alguns confrontos da rodada decisiva serão duelos diretos, como Treze x Nacional de Patos e Botafogo-PB x Serra Branca.

De acordo com o regulamento do campeonato, em caso de igualdade na pontuação, serão considerados os seguintes critérios de desempate: mais vitórias; melhor saldo de gols; mais gols pró; menos vermelhos; menos amarelos; sorteio.

Confira as possibilidades de cada equipe na briga pelo G-4 e na luta contra o rebaixamento.

Briga pelo G-4
Campinense (1º – 15 pontos): depende apenas de si. Garante a classificação com uma vitória ou empate diante do Esporte de Patos. Se perder, pode ficar fora caso Serra Branca, Treze vençam, além de uma vitória do Sousa, que tire a diferença de gols.

Botafogo-PB (2º – 15 pontos): está em situação semelhante ao do Campinense. Avança para a semifinal com uma vitória ou até com um empate. uma vitória no duelo direto contra o Serra Branca, confirma a classificação para a próxima fase. Se perder, terá que torcer para que Treze e Sousa não vençam.

Serra Branca (3º – 13 pontos): se vencer o Botafogo-PB, garante a vaga. O empate pode bastar, dependendo de tropeços de Treze e Sousa. Se perder, terá que torcer para Treze e Sousa não pontuarem.

Treze (4º – 12 pontos): se vencer, garante a classificação com tropeços de Serra Branca e Sousa. Se empatar, precisará que o Sousa não vença e que o Serra Branca perca. Caso saia derrotado, será eliminado.

Sousa (5º – 12 pontos): além de vencer o Pombal, precisa torcer pelo tropeço de Treze ou pela derrota do Serra Branca. O empate também faz com que o Dinossauro necessite que Treze e Serra Branca percam. Se perder, está eliminado.

Nacional de Patos (6º – 11 pontos): precisa vencer o duelo direto contra o Treze e torcer por derrota do Sousa e tropeço do Serra Branca. Empate ou derrota elimina o Canário.

Atlético de Cajazeiras (7º – 10 pontos): além de vencer o Campinense por mais de três gols e terá que torcer por uma combinação de resultados: derrotas de Treze, Serra Branca e Sousa.

Rebaixamento
Esporte de Patos (8º – 8 pontos): a vitória garante a permanência. Se empatar, precisa torcer para o Pombal não vencer. Pode cair se perder e o Pombal empatar ou vencer.

Pombal (9º – 8 pontos): precisa vencer o Sousa e torcer para o Esporte de Patos não pontuar. Caso empate, também terá que contar com uma derrota do Patinho. Uma derrota praticamente rebaixa o Carcará.

Confiança de Sapé (10º – 5 pontos): terá que vencer o Atlético de Cajazeiras por mais de três gols de diferença, além de torcer pelas derrotas de Esporte de Patos e Pombal. Empate ou derrota rebaixam o Bicho-Papão.

Jogos da 9ª rodada
Atlético de Cajazeiras x Confiança de Sapé, no estádio Perpetão
Botafogo-PB x Serra Branca, no estádio Almeidão
Treze x Nacional de Patos, no estádio Amigão
Esporte de Patos x Campinense, no estádio José Cavalcanti
Sousa x Pombal, no estádio Marizão

Com Arena Correio
Foto: Estefinho Francelino/Campinense

AJUDE COMPARTILHANDO ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram