Os destaques de atletas paraibanos têm aumentado ao longo dos anos, em inúmeras atividades esportivas e no futebol não tem sido diferente. Atualmente, o atacante Francisco das Chagas Soares dos Santos, o Tiquinho Soares, é a maior atração no Campeonato Brasileiro da Série A, sendo artilheiro do Botafogo-RJ e da competição nacional com 10 gols marcados, em oito partidas.
Natural de Sousa, cidade a 440 quilômetros de João Pessoa, no Sertão da Paraíba, no dia 17 de janeiro de 1991. Casado com Angela Silva, e tem três filhos, Cristiano, de 11 anos, Maryanna, de 5, e Carolina, de 2 anos.
Ainda criança deu os primeiros passos no futebol, nas categorias de base do Fortaleza-CE. Depois se transferiu para o Corinthians de Alagoas (hoje Santa Rita-AL). Como integrante das categorias de base ainda atuou no América de Natal-RN.
Tiquinho Soares assinou contrato profissional em 2010, quando estava no time americano. No mesmo ano se transferiu para o Botafogo-PB. Na temporada seguinte, Tiquinho Soares defendeu o Sousa Esporte Clube-PB.
Até então, o atacante conseguiu se destacar com a camisa destes clubes. Mas o diretor do Centro Sportivo Paraibano (CSP), Josivaldo Alves, apostou no potencial de Tiquinho Soares e passou a ser seu empresário.
Foram quatro anos com passe preso no CSP. Durante este período, o atleta foi emprestado a vários clubes, como Caicó-RN, Visão Celeste-PE, Cerâmica-RS, Treze-PB, Veranópolis-RS, Pelotas-RN, Lucena-PB (atual São Paulo Crystal-PB).
Carreira deslanchou no exterior
A virada na carreira de Tiquinho Soares, quando passou a ser destaque no futebol internacional, começou na temporada de 2016, quando ele foi emprestado ao Nacional da Madeira de Portugal. Lá, Tiquinho marcou 16 gols, em 49 gols. Com isso, abriu janela para outros grandes clubes do futebol português.
Na temporada seguinte, Tiquinho se transferiu para o Vitória de Guimarães, também em Portugal, onde marcou nove gols nas 22 partidas que realizou. Mas o auge de Tiquinho Soares ainda estava para acontecer e surgiu quando ele foi contratado pelo Porto de Portugal.
Com a camisa do Porto, um dos mais tradicionais clubes do futebol europeu, o atacante Tiquinho Soares, conquistou quatro títulos, em quatro temporadas, sendo dois nacionais e dois na Copa de Portugal. Ele ainda atuou ainda no Tianjin Teda da China e Olympiacos da Grécia e chegou ao Botafogo Carioca na temporada de 2022.
Artilharia com ‘folga’
Com a camisa do Glorioso, Tiquinho Soares lidera a lista da artilharia do Campeonato Brasileiro da Série A, com dez gols, em 11 partidas. Tiquinho Soares deixou sua marca em oito partidas, contra times tradicionais como Corinthians-SP, Flamengo-RJ e Palmeiras-SP.
Ele supera Vitor Roque (Athletico Paranaense-PR) com seis gols; Eduardo Sasha (RB Bragantino- SP) com cinco gols; Hulk (Atlético Mineiro-MG) com cinco gols e Roger Guedes (Corinthians-SP) com cinco gols.
Seu último grande feito aconteceu na rodada passada quando marcou o gol da vitória do Botafogo Carioca sobre o Palmeiras, em São Paulo, por 1 a 0.
Histórico de gols no Brasileirão
São Paulo-SP 1×2 Botafogo-SP (um gol)
Bahia 1×2 Botafogo-RJ (um gol)
Botafogo-RJ 3×0 Corinthians-SP (dois gols)
Goiás-GO 2×1 Botafogo-RJ (um gol)
Botafogo-RJ 3×1 Flamengo-RJ (dois gols)
Fortaleza-CE 0x2 Botafogo-RJ (um gol)
Cuiabá 0x1 Botafogo-RJ (um gol)
Palmeiras-SP 0x1 Botafogo-RJ (um gol)