Desde quando voltou ao Botafogo-PB, o técnico Evaristo Piza tem rodado bastante o elenco botafoguense. Uma prova disso é de que, nos 15 jogos disputados pelo Belo na Série C, o comandante alvinegro não repetiu a escalação nenhuma vez. Seja por lesão, por suspensão ou para testes, o treinador fez mudanças na formação titular de cada partida. Apesar das constantes alterações na equipe, o Alvinegro da Estrela Vermelha está correspondendo, sendo o líder da Terceirona, com o melhor ataque e com a melhor campanha como mandante.
Em todas as partidas desta Série C, o Botafogo-PB sempre teve um jogador considerado titular fora por lesão ou suspensão. No entanto, nesta reta final da primeira fase, os problemas por desfalques se intensificaram mais.
Desde a derrota contra o São Bernardo, Piza não pôde contar com no mínimo três jogadores que figuravam na equipe titular, como foram os casos de Lenon, Wendel Lomar, Pipico, Thallyson, Evandro e Jô. Mesmo com as baixas, o Belo conseguiu bons resultados que o levaram de volta à liderança da Terceirona, empatou com Confiança e Ypiranga, e venceu as partidas contra São José e ABC.
O técnico Evaristo Piza reconhece que o desempenho da equipe caiu com os desfalques, mas destacou que o grupo conseguiu manter a competitividade.
Mesmo não fazendo apresentações como no início ela (a equipe) não deixou de ser competitiva. É claro que vistosamente ela não vem apresentando um jogo bonito, mas ela está sendo eficiente e competitiva, está acreditando até o momento final, não está desistindo. Então, esse DNA está sendo muito forte dessa equipe, ressaltou.
Apesar de conseguir pontoar, os desfalques no setor defensivo fizeram a diferença. Nos últimos cinco jogos em que o zagueiro Wendel Lomar esteve fora por conta de lesões, a equipe botafoguense sofreu oito gols.
Um destaque nesta lista de baixas é Lucas Siqueira. O volante que foi contratado na reta final do Campeonato Paraibano ainda não jogou pelo Botafogo-PB na Série C. O jogador de 35 anos sofreu um estiramento no reto femoral e ainda não teve condições para retornar ao time.
Outro jogador que também tem sido um desfalque constante é Dudu. O meia-atacante atuou pela última vez com as cores alvinegra na vitória contra o Athletic-MG. Ele sofreu uma entorse no tornozelo direito e, desde então, não foi mais relacionado.
Para o jogo contra o Figueirense, o técnico Piza terá dois desfalques certos. O lateral-direito Lenon e o atacante Gabriel Lima tomaram o terceiro cartão amarelo contra o Ypiranga e vai cumprir suspensão. O zagueiro Wendel Lomar e o volante Thallyson ainda são dúvidas para a partida.
Confira a lista de desfalques do Botafogo-PB ao longo da Série C
- Floresta 1 x 2 Botafogo-PB – Dalton, Lucas Siqueira (DM)
- Botafogo-PB 1 x 0 Remo – Lucas Siqueira e Pedro Ivo (DM)
- Volta Redonda 1 x 3 Botafogo-PB – Lucas Siqueira, Pedro Ivo, Will Viana, Lenon, Thallyson (DM) Dudu (suspensão)
- Sampaio Corrêa 0 x 1 Botafogo-PB – Reniê (suspensão) Will Viana, Lucas Siqueira e Pedro Ivo (DM)
- Botafogo-PB 3 x 1 Athletic-MG – Bruno Leite (suspensão); Lucas Siqueira e Pedro Ivo (DM)
- Botafogo-PB 1 x 0 Ferroviário – Warley Jr (suspensão); Lucas Siqueira e Wallace (DM)
- CSA 1 x 1 Botafogo-PB – Lucas Siqueira, Dudu e Thallyson (DM)
- Londrina 1 x Botafogo-PB – Pipico (suspensão), Lucas Siqueira e Dudu (DM)
- Botafogo-PB 4 x 3 Aparecidense – Lucas Siqueira e Lenon (DM)
- São Bernardo 1 x 0 Botafogo-PB – Lucas Siqueira, Lenon, Wendel Lomar e Jô (DM)
- Botafogo-PB 3 x 3 Confiança – Thallyson (suspensão), Lucas Siqueira, Lenon, Wendel Lomar, Dudu e Douglas (DM)
- Botafogo-PB 2 x 1 São José – Lucas Gonçalves (suspensão); Lucas Siqueira, Wendel Lomar, Dudu, Douglas, Thallyson e Pipico (DM)
- Botafogo-PB 1 x 0 ABC – Evandro (suspensão); Lucas Siqueira, Wendel Lomar, Dudu, Lucas Balardin, Thallyson e Pipico (DM)
- Botafogo-PB 2 x 2 Ypiranga – Bruno Leite (suspensão); Wendel Lomar, Lucas Siqueira, Lucas Balardin e Dudu (DM)