Primeiro clube de Hulk busca retorno à elite estadual; atacante já salvou o time da falência

A 2ª divisão do Campeonato Paraibano começa no próximo fim de semana e marca mais uma tentativa do Serrano-PB de voltar à elite do futebol estadual. Fundado em Campina Grande em 1989, o clube é frequentemente associado por ter sido o primeiro da carreira do atacante Hulk, ídolo do Atlético-MG. Agora, seis anos após o último rebaixamento, o Lobo busca a retomada e mira uma das duas vagas disponíveis na 1ª divisão de 2026.

Desde a temporada passada, o Serrano-PB atua em parceria com o Socremo, de Monteiro, que não disputa a elite estadual desde 2000. A união deu origem ao Socremo Serrano. Os jogos serão disputados no Feitosão, no Sertão do Cariri. Na edição de 2019, última vez que esteve na 1ª divisão, o clube terminou em último lugar do Grupo A, com apenas uma vitória em 10 partidas. O rebaixamento marcou o início de um período de dificuldades que resultou em seis temporadas consecutivas longe da elite.

A história do Serrano-PB, porém, está diretamente ligada a Hulk. O atacante iniciou a trajetória nas categorias de base do clube no fim dos anos 1990 e disputou a Copa Gazetinha Sub-13, no Espírito Santo, em 1999. Apesar de ter seguido para o São Paulo pouco tempo depois, a ligação do jogador com o Lobo rendeu frutos anos mais tarde. Em 2012, a transferência do atacante do Porto, de Portugal, para o Zenit, da Rússia, garantiu ao time paraibano cerca de R$ 475 mil pelo mecanismo de solidariedade da Fifa.

A quantia foi suficiente para quitar dívidas e reativar o futebol profissional do clube, que estava ameaçado de extinção. Em 2016, nova transferência, dessa vez para o futebol chinês, também gerou receita e ajudou no processo de reconstrução — o Serrano-PB recebeu cerca de R$ 600 mil provenientes da transferência para o Shangai SIPG. O impacto financeiro foi fundamental.

A agremiação, fundada em Campina Grande, voltou à elite estadual em 2017, alcançou as semifinais do Paraibano em 2018 e disputou a Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. Apesar da fraca campanha na 4ª divisão nacional naquele ano, o Serrano-PB voltou a figurar no cenário do futebol paraibano após anos de ausência.

Agora, o desafio é novamente subir de divisão. O elenco apresentado no início de agosto conta com 21 jogadores, entre eles o zagueiro Klebson Boca e o atacante Gabriel Rocha, artilheiro da 3ª divisão estadual em 2024. O treinador é Antônio Viana. A estreia será neste domingo (24), às 16h, diante do Cruzeiro-PB. O regulamento da 2ª divisão prevê que os 10 clubes se enfrentem em jogos de ida na primeira fase, que vai até 21 de setembro.

Os dois primeiros avançam diretamente para as semifinais da Segundona, enquanto os colocados entre 3º e 6º disputam uma fase de repescagem. Os finalistas garantem o acesso à elite em 2026. Assim como em 2024, a competição terá caráter majoritariamente Sub-20, permitindo apenas sete jogadores acima de 23 anos por equipe.

Enquanto o Serrano-PB luta para voltar ao topo no futebol estadual, Hulk segue em alta no Atlético-MG. Desde 2021, o atacante acumula títulos expressivos com a camisa atleticana, como cinco Campeonatos Mineiros consecutivos, o Campeonato Brasileiro de 2021, a Copa do Brasil de 2021 e a Supercopa do Brasil de 2022. Seus números incluem 263

Em 2021, Hulk foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além de eleito craque do Brasileirão. Também liderou o ranking de assistências do Brasileirão em 2023. Ídolo no Galo, mantém a idolatria em Minas Gerais, mas ainda carrega no currículo a importância de ter iniciado a carreira no Serrano-PB, clube que tenta reescrever sua história no futebol paraibano.

AJUDE COMPARTILHANDO ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram