Na briga por uma vaga na Copa Super 8, a Unifacisa foi até a capital cearense enfrentar o Fortaleza Basquete em mais uma edição do Clássico Nordestino, que vem sendo disputado pelo NBB desde 2019. Os times entraram em quadra na noite desta quarta-feira, no Centro de Formação Olímpica.
Em um jogo dividido, onde a Unifacisa foi melhor na primeira etapa e o Fortaleza se sobressaiu na segunda parte da partida, levando o jogo para a prorrogação, os donos da casa acabaram levando a melhor, quebrando a invencibilidade da Unifacisa no Clássico, vencendo o time paraibano pela primeira vez no NBB, pelo placar de 88 a 79.
Os destaques da partida ficaram por conta de Jimmy, cestinha da Unifacisa com 17 pontos e 5 rebotes. André Góes com 14 pontos, 5 rebotes e 3 assistências. Antônio com 13 pontos e 5 rebotes, seguidos por Gaskins com 11 pontos, 4 rebotes e 6 assistências.
Com a derrota para o Fortaleza e com a vitória do Bauru sobre o União Corinthians, a Unifacisa cai para a nona colocação, mas ainda se mantém na briga pela última vaga do Super 8. Para isso, o time de Campina Grande precisa vencer o Minas, na próxima sexta-feira, 06, em Belo Horizonte, e torcer por um tropeço do Bauru contra o Caxias do Sul.
Unifacisa e Minas se encaram às 19h, com transmissão ao vivo pela Rede Ita e Youtube.
O jogo
1º quarto – Unifacisa 18 x 11 Fortaleza
A Unifacisa saiu na frente com André Góes para 3 pontos, que acabou anotando as únicas bolas do perímetro convertidas no período. O time paraibano preferiu explorar as jogadas dentro do garrafão, com um aproveitamento de 60% nos arremessos, aproveitando a vantagem de altura de seus jogadores. André liderou a armação das jogadas e com uma boa visão de jogo, colocou seus companheiros em condições para pontuar, com destaque para Antônio e Jimmy que anotaram 4 pontos cada dentro da área pintada. A defesa paraibana também trabalhou bem, forçando o arremesso intermediário do time adversário, a estratégia deu certo e a Unifacisa segurou o Fortaleza em apenas 24% nos arremessos de quadro.
2º quarto – Unifacisa 22 x 21 Fortaleza
A Unifacisa desperdiçou as primeiras oportunidades para pontuar e deu a chance para o Fortaleza encostar no placar. O Fortaleza fez o ajuste na defesa e fechou o garrafão, oferecendo o arremesso intermediário para os paraibanos. A Unifacisa respondeu bem e soube fazer boas escolhas nos arremessos, André converteu mais uma bola do perímetro e Corvalán, que veio bem do banco, anotou mais duas.
O Basquete Cearense ainda reagiu, também aumentou o volume nos arremessos de 3 pontos e acabaram tendo um bom aproveitamento, mas a combinação das boas escolhas da Unifacisa somada a superioridade nos rebotes, 9, foi suficiente para manter o time de Campina Grande à frente do placar no intervalo.
3º quarto – Unifacisa 18 x 19 Fortaleza
A Unifacisa não voltou bem do vestiário e demorou a engrenar um bom ritmo no terceiro período. Com isso, a equipe viu o Fortaleza, liderado pelo americano McClanahan que anotou 13 pontos, fazer uma boa sequência de pontos para assumir a frente no placar.
A virada forçou um pedido de tempo do técnico César Guidetti, que botou a casa em ordem e trouxe a Unifacisa de volta para o jogo. A equipe pontuou rapidamente com 2 jogadas bem trabalhadas, Gaskins anotou os seus primeiros pontos na partida, 5, e o pivô Ruiz brigou bem pelos rebotes e ainda foi duas vezes para a linha de lance-livre, recolocando a Unifacisa com a vantagem no marcador.
4º quarto – Unifacisa 16 x 23 Fortaleza
A Unifacisa começou bem o quarto período, Jimmy, que vinha tendo uma boa atuação durante a partida, chamou a responsabilidade e anotou 7 pontos e contribuiu para a construção de uma boa vantagem para a Unifacisa nos primeiros minutos do quarto final. Mas, daí para frente, o período foi todo do Fortaleza. Matheusinho e Sualisson comandaram a reação da equipe que pouco a pouco foi encostando no placar, até empatar nos segundos finais e mandar o jogo para a prorrogação.
Prorrogação – Unifacisa 5 x 14 Fortaleza
No período extra, a Unifacisa não encontrou resposta para conter o ritmo que o Fortaleza imprimiu desde o quarto quarto. A equipe teve dificuldades construindo jogadas e acabou tendo um aproveitamento baixo nos arremessos de quadra. Do lado do Fortaleza, o trio McClanahan, Tiago e Matheusinho, pontuaram para o time do Ceará e asseguraram a vitória para o time do Fortaleza pelo placar de 88 a 79.
“Fizemos uma partida de altos e baixos, conseguimos ter o controle da partida em alguns momentos, mas sabíamos também que o Fortaleza é muito forte no rebote ofensivo e foi exatamente esse recurso que a equipe usou para se manter na partida e levar o jogo para a prorrogação onde acabaram se saindo melhor.
Agora é focar no time do Minas, sabemos que também será um jogo duro, mas nós vamos brigar pela vitória lá em Belo Horizonte para encerrar bem o primeiro turno e quem sabe alcançar também a classificação para o Super 8”, comentou o ala da Unifacisa, Jimmy.