O Basquete Unifacisa voltou a jogar diante da sua torcida, desta vez no Clube Campestre, onde a equipe recebeu o Pato Basquete, na noite dessa quarta-feira (23), pela sexta rodada do NBB. O ginásio pode ter sido diferente, mas o favoritismo da Unifacisa jogando em Campina Grande se manteve, a equipe ajustou o esquema defensivo e, somado a uma boa fluidez no ataque, se reencontrou com a vitória, vencendo o Pato pelo placar de 89 a 79.
Os destaques da partida ficaram por conta de Trevor Gaskins, cestinha com 24 pontos, 2 assistências e 13 de eficiência; André Góes, com 17 pontos, 6 rebotes e 7 assistências; Sebastian Veja, com 12 pontos; seguido por Jimmy e Antônio, com 10 pontos cada.
A Unifacisa já volta às quadras nesta sexta-feira (25) para receber o Corinthians, às 19h30, no Clube Campestre, que seguirá sendo a casa da Unifacisa no período de reforma do piso da Arena.
O jogo
A Unifacisa abriu o placar com Antônio para dois pontos e, na sequência, com André Góes, que ampliou para 5. A equipe apostou nos arremessos de 3 pontos, mas não obteve um bom aproveitamento. Com isso, teve que recorrer a jogadas dentro do garrafão, onde conseguiu ser mais eficiente.
Defensivamente a Unifacisa voltou a ter dificuldades, marcando a linha de três pontos. O Pato soube aproveitar o momento, com uma boa escolha de arremessos, e matou 44% das bolas do perímetro, aproveitamento que foi suficiente para garantir uma parcial de 20 a 15 para o time visitante.
A reação da Unifacisa veio no segundo quarto. O time mostrou que consegue ter uma defesa mais agressiva e pressionou bem o adversário, forçando erros consecutivos da equipe do Pato. Apenas no início do período foram duas bolas roubadas que o time da casa converteu com André Góes, empatando a partida.
As bolas de 3 pontos voltaram a machucar a Unifacisa e o Pato teve um aproveitamento ainda melhor que no primeiro período, 60%, que somado com boas infiltrações, recolocou o time visitante na liderança do placar, fechando a parcial do segundo quarto em 23 a 22.
A Unifacisa voltou melhor do vestiário e venceu o terceiro quarto da partida por 22 a 18. O time de Campina conseguiu limitar as ações do adversário em momentos-chave do período, obrigando o Pato a forçar alguns arremessos. Os donos da casa também venceram a batalha dos rebotes, com destaque para os ofensivos, quatro. A equipe soube aproveitar as novas oportunidades para diminuir a diferença, que havia chegado a 10 pontos. André continuou com a boa atuação, se destacando não só na pontuação, mas também armando boas jogadas para seus companheiros e, com isso, a partida foi para o último quarto com uma diferença de apenas dois pontos.
Com a partida aberta, a Unifacisa foi decidida a alcançar a virada. Após uma sequência de faltas no minuto inicial, o time paraibano ajustou a defesa e fechou o jogo do adversário. No ataque, a virada veio com Jimmy e Vega, que converteram importantes bolas de 3 que deram confiança para equipe aumentar a intensidade ofensiva. Com a defesa fazendo um bom trabalho, Trevor Gaskins veio do banco para definir. O armador panamenho anotou 16 pontos em pouco mais de 5 minutos, assegurando a parcial de 30 a 18 e o placar final em 89 a 79.
“Uma vitória muito importante para a nossa equipe, primeiro porque quebra a sequência de derrotas que tínhamos e, segundo, porque mostra a garra do nosso time. O NBB é um campeonato muito competitivo, não tem jogo fácil, mas é nessas horas que precisamos mostrar a nossa união e força de vontade em buscar a vitória. Foi isso que fizemos hoje. Então, além do bom resultado, é uma vitória que vem para nos dar muita confiança nos jogos que temos pela frente”, comentou o pivô da Unifacisa, Fábio Alexandrino.